“Nossa missão é contribuir para a formação de uma consciência crítica das novas gerações e melhorar a qualidade de vida das populações brasileiras, dando ao grande público uma macrovisão do país e sua gente.”

PROJETO EXPEDIÇÕES - RETRATOS DO BRASIL

Em 1992, o Instituto Paula Saldanha, antigo Terra Azul, prestou apoio à exposição bilíngue “EXPEDIÇÕES – Retratos do Brasil”, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e no RioCentro, durante a Conferência da ONU para Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92.

 

Outra exposição de caráter documental recebeu o apoio do Instituto, em 2005, com mostra de filmes no “Espaço Brasil”, montado no Carreau du Temple, em Paris, em comemoração ao Ano do Brasil na França.

 

O Instituto também apoiou a exposição itinerante “Retratos do Brasil”, realizada entre 2002 e 2003 na Casa França-Brasil, no Rio de Janeiro; no Sesc Pompéia, em São Paulo; e no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

A exposição, multimídia, baseou-se nos 25 anos do trabalho de documentação do Brasil de Paula Saldanha e Roberto Werneck – com mostras paralelas de vídeo, retratando aspectos étnicos, ambientais, culturais e diversas formas de produção sustentável, em várias regiões do país.